Campanha "Beijos contra a Intolerância" estimula respeito a todas as formas de amor e conquista BH


Tudo começou por um beijo como forma de protesto e se transformou num movimento  que envolveu centenas de pessoas em apenas uma semana de divulgação pelas redes sociais. A campanha “Beijos contra a intolerância”, promovida pelo Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA e pelo projeto de extensão UNA-se contra a Homofobia saltou do mundo on-line para o off-line e rendeu belas fotografias. A mensagem principal? Toda manifestação de amor deve ser respeitada.
“Pensamos que seria importante pautar essa discussão sobre o respeito à diversidade sexual e ao afeto nesse momento em que vemos a propagação de discursos de ódio por gangues neonazistas e líderes de seitas fanáticas. Marcamos então uma sessão de fotos com o professor de Psicologia da UFMG Marco Aurélio Máximo Prado em que nós dois nos beijávamos”, conta o idealizador da campanha, o professor Júlio Pessoa, coordenador dos cursos de Moda e Cinema da UNA. “A intenção era oferecer nosso afeto no lugar do ódio deles. Como educadores temos esse papel de promover o respeito aos valores democráticos e ao pluralismo”, defende Júlio Pessoa.

Foto de professores da Una e da UFMG impulsionou campanha de sucesso

A foto dos dois professores repercutiu tanto nas redes sociais que foi criada uma sessão aberta à comunidade acadêmica da UNA e à população de BH. Um evento foi criado na página do Facebook do projeto UNA-se contra a Homofobia. “O sucesso foi imediato! Planejamos uma sessão de fotos no dia 22 de abril, mas  tivemos de abrir uma sessão extra no sábado seguinte porque foram muitos os pedidos. O Facebook foi nosso instrumento principal de divulgação”, conta o professor Roberto Reis, coordenador do projeto UNA-se. Durante a campnaha, a página do projeto teve um alcance semanal de 91.500 pessoas.
Para a professora de Comunicação Social da UFMG Joana Ziller, os sites de redes sociais (SRS) têm desempenhado papel de catalisador das discussões políticas: “Os SRS permitem que pessoas que pensam de forma semelhante se encontrem, ainda que estejam separadas por questões geográficas ou temporais. Assim, fomentam a busca por direitos de parcelas da sociedade que, mesmo minoritárias, veem suas demandas ganharem em circulação e reconhecimento.”

Clique aqui e veja mais fotos da campanha.







0 Responses to “Campanha "Beijos contra a Intolerância" estimula respeito a todas as formas de amor e conquista BH”:

Leave a comment